Translate

Pesquisar neste blogue

A carregar...

segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2013

Plantar em garrafas PET


Já alguma vez pensaram ter uma horta em casa? Nós pensamos =) Mas nisto deparamo-nos com uma série de problemas....
1º Vivemos num andar
2º Não temos espaço
3º A sua manutenção
Nisto, pusemo-nos a pesquisar no nosso amiguinho Google e encontrámos uma solução criativa, original e que "ajuda" o meio ambiente. Sendo esta:

Plantar em Garrafas PET 

-O que são garrafas PET?
.PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, originando um polímero, termoplástico. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas. Este material demora até 400 anos a decompor-se.



Visto isto, a reutilização deste tipo de material é muito benéfico para o meio ambiente, e a plantação nestes recipientes é uma forma de ajudar a nossa atmosfera e de angariar novos adeptos dos chamados "New Farmers"

-Como plantar em garrafas PET?
1º Certificar-se que o local onde se colocará esta plantação tem luz suficiente para que as plantas se desenvolvam.
2º Fazer um plano do tamanho de que se dispõe e calcular mais ou menos de quantas garrafas se necessita.
3º Depois de se recolher todas as garrafas, fazer furos nas extremidades de cada uma
4º Cortar uma janela quadrada ou retangular na parte lateral da garrafa, mais ou menos a meio.
5º Cobrir o fundo da garrafa com pedaços de isopor; em seguida cortar em círculo a manta de drenagem e colocar sobre o isopor cobrindo-o totalmente. O círculo deve ter o diâmetro um pouco maior que o diâmetro da garrafa.
6º Num recipiente separado, preparar a terra. Para este tipo de plantio ela deve ser composta por 50% de terra comum e 50% de terra preta. 
7º Preencher a garrafa PET até a metade com o preparado. Colocar a planta e ajeitar bem
8º Adicione mais um pouco do preparado. 
9º Completar com mais um punhado até ficar um dedo abaixo da altura da ‘janela’. Este espaço é importante para que a água não transborde quando a planta for regada. 
10ºPara finalizar, fazer um gancho com o arame e amarrar no gargalo da garrafa.

Exemplos de plantações em garrafas PET:









Estes são apenas alguns dos exemplos das plantações que se podem fazer em casa utilizando este método =D Nós já somos fãs e vamos por-nos á prova com uma pequena plantação de salsa. Aguardem o proximo post no qual iremos partilhar convosco a nossa primeira experiência =D Ansiosos? Nós estamos hehe

Maria e Ana

4 comentários:

  1. Já por diversas vezes pensei em usar esse método. Mas sou profissional e matar plantas. :) Fico a aguardar resultados da vossa parte. hehe!

    ResponderEliminar
  2. lolol sim devemos tentar na próxima semana depois postamos o processo em si e os primeiros resultados...mas dá para plantar de tudo um pouco msm...adorei os moranguinhos :D

    ResponderEliminar
  3. Dizem que os morangos são dos produtos mais sujeitos a químicos e aqueles que mais merecem uma cultura biológica. :D

    ResponderEliminar
  4. :D espero que "vinguem" espero conseguir plantar agora em março...a salsa está bem crescida :D tenho que colocar umas fotos :)

    ResponderEliminar